Todos os direitos reservados ao Guifões Sport Clube

Perfil_2-01-01.png

© 2019 criado por

HISTÓRIA

 

O Guifões Sport Clube foi fundado em 25/04/1931 e tem como lema:

Instrução, Recreio e Desporto.

 

Estas atividades têm sido praticadas durante a sua vivencia:

 

INSTRUÇÃO: Após a sua fundação, a primeira Escola Primária a funcionar em Guifões foi sede social do clube, onde foi ministrado o ensino primário a todas as crianças e adultos interessados em aprender a ler e escrever. Esta escola funcionou até ser implantada em Guifões a primeira escola oficial.

 

O Guifões Sport Clube criou ainda o seu grupo dramático composto exclusivamente por associados do clube levando várias peças a cena, tanto na casa de espectáculos que existia na freguesia, como nas freguesias circunvizinhas.  A atividade acabou por se extinguir devido à falta de elementos interessados em dar continuidade ao referido grupo dramático.

 

A escola basquetebolística tem sido uma constante em toda a sua existência mas o seu desenvolvimento tem sido mais intensificado nos últimos anos estando considerada uma das melhores escolas de formação do País.

 

RECREIO: Nos primeiros anos de existência do Guifões Sport Clube realizou-se, em Guifões, na casa onde nasceu o estadista e político português Passos Manuel, várias desfolhadas que se tornaram célebres na época arrastando multidões de todas as freguesias do concelho de Matosinhos.

 

No antigo Parque dos Jogos, onde está construída a Junta de Freguesia, foram realizados vários espectáculos musicais com afamados artistas da época, para convívio dos sócios do clube, proporcionando-lhes muitas noites de lazer e satisfação.

DESPORTO: É no desporto, nomeadamente no Basquetebol, que o Guifões Sport Clube tem dedicado com mais empenho a sua atividade desportiva. Desejámos deixar aqui expresso o carinho e o sacrifício aplicados por alguns associados para que a construção do Pavilhão Gimnodesportivo fosse uma realidade. Não é fácil descrever esta façanha atendendo às dificuldades encontradas em todos os aspectos. Basta referir que, para que o Pavilhão fosse construído no actual terreno, foram apresentados 3 projectos em outros tantos terrenos, até que fosse realizado esse velho sonho.

 

O Guifões Sport Clube tem cerca de 1500 associados, inscreve, em média, na Associação de Basquetebol do Porto cerca de 300 jogadores por época distribuídos por, aproximadamente, 12 equipas nos vários escalões, desde o Baby Basket aos Seniores Masculinos e Femininos.

 

Atualmente pratica exclusivamente o Basquetebol Masculino e Feminino, muito embora as secções de Karaté e Columbofilia tivessem sido uma realidade recente dentro do clube. A sua extinção ficou a dever-se à falta de espaço próprio, para que a sua continuidade proliferasse.